Segunda, 21 de Abril de 2025
23°C 32°C
Teresina, PI

TRE constata ausência do quantitativo de eleitores entrevistados e determina a suspensão de pesquisa eleitoral em Luís Correia

Liminar modificou decisão do juiz da 91ª Zona Eleitoral

Redação TJPIemfoco+
Por: Redação TJPIemfoco+ Fonte: TRE-PI
28/05/2024 às 11h36
TRE constata ausência do quantitativo de eleitores entrevistados e determina a suspensão de pesquisa eleitoral em Luís Correia
Des. Ricardo Gentil

Entenda o caso

Trata-se de mandado de segurança com pedido de liminar, impetrado pela Comissão Provisória do Partido Socialista Brasileiro em Luís Correia–PI, em face de ato praticado pelo juiz da 91ª Zona Eleitoral, que indeferiu tutela de urgência requerida pelo impetrante na Representação nº 0600023-65.2024.6.18.0091, não acolhendo pedido de suspensão de divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o nº PI-04515/2024, em 14/05/2024.

Alega a impetrante que a decisão denegatória da suspensão da divulgação de referida pesquisa eleitoral foi proferida sob o fundamento equivocado de que estão presentes as informações exigidas no ato de registro da pesquisa. Entretanto, diversamente do que afirmado no ato da autoridade nominada coatora, não constam do registro a quantidade de entrevistas realizadas em cada bairro, conforme exigido no art. 2º, §7º, da Resolução TSE nº 23.600/2019.

Ademais, alega que a relevância do direito invocado decorre da violação ao referido dispositivo da Resolução TSE nº 23.600/2019 e ao fato de que a pesquisa eleitoral impugnada “tem concreta disposição de exercer influência e manipular a real vontade do eleitor de Luís Correia”, e, por conseguinte, de acarretar “danos graves e de difícil reparação para o candidato apoiado pelo Partido Impetrante, vez que o pleito eleitoral se aproxima e a opinião pública costuma se valer de dados como estes para a sua formação, o que certamente causará um desequilíbrio entre os concorrentes”.

Entendimento do TRE

O relator, Des. Ricardo Gentil Eulálio Dantas, sustentou que, não obstante a indicação do município e dos bairros ou áreas de delimitação da pesquisa realizada, não consta o número de eleitoras e eleitores pesquisadas(os) em cada setor censitário indicado no registro.

Sendo assim, deferiu a liminar determinando a imediata suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral, modificando a decisão proferida pelo Juiz da 91ª Zona Eleitoral por entender que a decisão não atendeu a todas as exigências relacionadas na Resolução TSE nº 23.600/2019, porquanto ausente a informação acerca do número de eleitoras e eleitores pesquisadas(os) em cada setor censitário (art. 2º, § 7º, IV).

Fonte e jurisprudência

Fonte: Mandado de Segurança: 0600203-63.2024.6.18.0000

Jurisprudência: (TRE-GO - AGRAVO nº 060329484, Acórdão, Des. Ana Cláudia Veloso Magalhães, Publicação: DJE - DJE, 06/09/0023)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Juíza Valdênia Moura
DIFERENÇA SALARIAL Há 1 mês

Tribunal de Justiça do Piauí mantém prescrição de reposição salarial e valida reestruturação de 2004, afastando erro na conversão do Cruzeiro Real para URV em 1994.

Decisão reafirma que o prazo para cobrança das diferenças salariais começou com a reestruturação de 2004, rejeitando alegações de erro no cálculo da conversão monetária realizada em 1994.

Des. Olímpio José
DIREITO À SAÚDE Há 1 mês

TJPI concede transferência urgente para UTI a idoso com insuficiência respiratória grave em razão da violação do direito à saúde e dignidade humana.

O periculum in mora resta evidenciado diante do risco iminente de morte, especialmente porque a agravante já sofreu falha na extubação e necessita de suporte intensivo para evitar o óbito, tornando-se imperiosa a concessão da tutela recursal.

Des. Agrimar Rodrigues
SERVIDOR PÚBLICO Há 2 meses

Tribunal garante o direito ao adicional de periculosidade para guarda municipal, aplicando a norma federal para preencher lacuna no Estatuto dos Servidores de Monsenhor Gil.

Decisão do TJPI garante o pagamento do adicional de periculosidade, com base em laudo pericial e norma federal, apesar da ausência de regulamentação municipal específica.

Des. Maria do Rosário Dias
SERVIDOR PÚBLICO Há 2 meses

Tribunal mantém decisão favorável a dependentes de servidor que contribuiu por mais de 30 anos ao RPPS, mesmo sem concurso público, destacando a proteção de direitos adquiridos.

TJPI entende que, deve prevalecer a situação fático-jurídica duradoura, tendo em vista a expectativa de direito criada pela Administração, que, sem nenhuma objeção, permitiu a contribuição de servidor não efetivo ao regime próprio de previdência ao longo de várias décadas.

Des. Sebastião Martins
SERVIDOR PÚBLICO Há 2 meses

Município de Paulistana é condenado a pagar décimo terceiro salário e férias acrescidas do terço constitucional a servidor comissionado.

O vínculo jurídico dos servidores comissionados com a Administração Pública tem natureza administrativa, e não isenta o ente público de cumprir com os direitos remuneratórios previstos constitucionalmente.

Lenium - Criar site de notícias