Domingo, 23 de Março de 2025
24°C 32°C
Teresina, PI

Foto de líder político não pode ser utilizada em pré-campanha sem a formalização do apoio

Pré-candidato utilizava a imagem do presidente Lula

Redação TJPIemfoco+
Por: Redação TJPIemfoco+ Fonte: TRE-PI
07/08/2024 às 16h33
Foto de líder político não pode ser utilizada em pré-campanha sem a formalização do apoio
TRE-PI

Entenda o caso

Trata-se de Representação Eleitoral por propaganda irregular interposta pela coligação “PARA COCAL SEGUIR AVANÇANDO”, em face do Pré-Candidato a Prefeito Cristiano Felippe de Melo Britto e a Pré-Candidata a Vice-prefeita Adriana Luiza Passos Borges.

Sustenta a representante que os representados, antes de se dirigirem ao ato de convenção partidária realizada no dia 04/08/2024, realizaram uma carreata, motociata e passeata, com a distribuição de adesivos com a imagem do presidente Luís Inácio Lula da Silva, membro do Partido dos Trabalhadores, que forma a federação “Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV)”.

Aduz, ainda, que os adesivos distribuídos e afixados em veículos que participaram da carreata são claros ao vincular a imagem do presidente Lula aos pré-candidatos representados, utilizando a expressão “É COM DOUTOR DO POVO QUE EU VOU!”. Entretanto, os representados não integram o Partido dos Trabalhadores (PT), nem federação “Brasil da Esperança”.

 

Entendimento do TRE

A Juíza Eleitoral Ana Carolina Gomes Vilar Pimentel, titular da 53ª Zona Eleitoral do Piauí, deferiu a liminar, determinando que os representados realizem o recolhimento do material de propaganda em desacordo com a legislação eleitoral no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, e se abstenham de publicar nas redes sociais ou em qualquer meio imagens que associem o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Em sua decisão, a magistrada explicou que é nítido que o material impugnado pelo representante tenta criar uma informação falsa dirigida ao eleitor, onde Luís Inácio Lula da Silva, filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT e pertencente a Federação Brasil da Esperança, aparece ao lado dos representados, criando o falso contexto político onde Lula apoiaria os mesmos.

 

Fonte: Representação nº 600049-80.2024.6.18.0053

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Juíza Valdênia Moura
DIFERENÇA SALARIAL Há 1 semana

Tribunal de Justiça do Piauí mantém prescrição de reposição salarial e valida reestruturação de 2004, afastando erro na conversão do Cruzeiro Real para URV em 1994.

Decisão reafirma que o prazo para cobrança das diferenças salariais começou com a reestruturação de 2004, rejeitando alegações de erro no cálculo da conversão monetária realizada em 1994.

Des. Olímpio José
DIREITO À SAÚDE Há 2 semanas

TJPI concede transferência urgente para UTI a idoso com insuficiência respiratória grave em razão da violação do direito à saúde e dignidade humana.

O periculum in mora resta evidenciado diante do risco iminente de morte, especialmente porque a agravante já sofreu falha na extubação e necessita de suporte intensivo para evitar o óbito, tornando-se imperiosa a concessão da tutela recursal.

Des. Agrimar Rodrigues
SERVIDOR PÚBLICO Há 3 semanas

Tribunal garante o direito ao adicional de periculosidade para guarda municipal, aplicando a norma federal para preencher lacuna no Estatuto dos Servidores de Monsenhor Gil.

Decisão do TJPI garante o pagamento do adicional de periculosidade, com base em laudo pericial e norma federal, apesar da ausência de regulamentação municipal específica.

Des. Maria do Rosário Dias
SERVIDOR PÚBLICO Há 4 semanas

Tribunal mantém decisão favorável a dependentes de servidor que contribuiu por mais de 30 anos ao RPPS, mesmo sem concurso público, destacando a proteção de direitos adquiridos.

TJPI entende que, deve prevalecer a situação fático-jurídica duradoura, tendo em vista a expectativa de direito criada pela Administração, que, sem nenhuma objeção, permitiu a contribuição de servidor não efetivo ao regime próprio de previdência ao longo de várias décadas.

Des. Sebastião Martins
SERVIDOR PÚBLICO Há 4 semanas

Município de Paulistana é condenado a pagar décimo terceiro salário e férias acrescidas do terço constitucional a servidor comissionado.

O vínculo jurídico dos servidores comissionados com a Administração Pública tem natureza administrativa, e não isenta o ente público de cumprir com os direitos remuneratórios previstos constitucionalmente.

Lenium - Criar site de notícias